Uma via verde para tratar a pneumonia

Ninguém deseja ter uma pneumonia, principalmente em Portugal ou não fosse a nossa taxa de mortalidade duas vezes superior, em relação à média europeia.

A pneumonia e a via verde

Numa tentativa de inverter a situação, o Observatório Nacional das Doenças Respiratórias propôs, recentemente, a criação de uma via verde no Serviço Nacional de Saúde (SNS), seguindo para isso o modelo que já existe para o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Por saber que um número significativo de mortes ocorre poucas horas após o doente dar entrada no hospital, o Observatório solicitou medidas urgentes ao Governo, tanto nos centros de saúde como nos hospitais, introduzindo a desejada via verde.

As doenças respiratórias em Portugal

Segundo o relatório do Observatório, apresentado em Lisboa, as mortes por pneumonia em Portugal registaram um crescimento superior a 50 por cento, nos últimos 15 anos. E, no geral, as mortes por doenças respiratórias aumentaram 30 por cento.

Felizmente, no campo das doenças respiratórias, nem todos os dados são negativos. Um indicador positivo diz respeito à redução do número de internamentos por asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica).

 

Fonte:
http://www.rtp.pt/noticias/pais/observatorio-das-doencas-respiratorias-propoe-via-verde-no-sns-para-a-pneumonia_a825742

 

2017-12-06T17:33:44+00:00Por |Notícias|