Tratamento da Tosse2018-10-11T18:21:33+00:00

Tratamento da Tosse

A Tosse é um mecanismo de defesa das vias aéreas e um reflexo natural do organismo, pelo que o tratamento deve ser realizado tendo em conta as Causas e a patologia associada que está a originar a tosse e o Tipo de Tosse em questão – Tosse Seca e Irritativa ou Tosse com Expetoração.

A Tosse Seca e Irritativa, não produtiva, sem expetoração, pode ser tratada com Dextrometorfano Tussilene®. O tratamento com este medicamento em solução oral irá acalmar a tosse 30 minutos após a administração oral do medicamento, com uma duração até 4 a 5 horas, ao mesmo tempo que reduz a comichão e irritação na garganta.

A Tosse com Expetoração, pode ser tratada com Ambroxol Tussilene®, Acetilcisteína Tussilene ou com Bromexina Tussilene® (especialmente indicado para toda a família). O tratamento com estes medicamentos irá facilitar a expetoração, aliviar e reduzir a sensação de peso e/ou congestão no peito e reduzir a crepitação e a irritação da garganta, especialmente ao respirar e ao tossir.

Com vista a reduzir a frequência e a intensidade dos episódios de tosse ou até ter uma avaliação por parte de um médico ou farmacêutico, poderá ainda beber bastante água, para manter as vias aéreas hidratadas, diminuir a irritação na garganta e facilitar a movimentação do muco; manter os ambientes bem arejados e evitar o contacto com a poluição, nomeadamente com o fumo do cigarro.

Leia cuidadosamente o folheto informativo antes de iniciar o tratamento. Para mais informações, contacte o seu médico ou farmacêutico.

Principal fonte consultada:

1. Association, A. P.; OCT Advisor – Self-care of Fever, Cough, Cold and Allergy. Monograph 5. 2010. Disponível em ficheiro PDF: http://login.cemedicus.com/cecity/components/util/pdf/docs/pdf/15192_print.pdf. Acedido em fevereiro de 2015.