A Tosse2018-10-11T18:21:01+00:00

A Tosse: o que é?

A Tosse é um reflexo natural do organismo para defender e proteger o Sistema Respiratório e os seus orgãos, de qualquer agressão interna ou externa, com o objetivo de eliminar as irritações existentes.

Fisiologicamente, a Tosse é o resultado da expulsão de ar pela boca, expelido em média a 160 km/h, que tem  origem na contração da musculatura do tórax e consequentemente no aumento da pressão do ar sobre os pulmões. O som característico que ouvimos é produzido devido à passagem do ar pelas cordas vocais.

Deste modo, a Tosse pode ser simplesmente um reflexo face a partículas estranhas ou muco do sistema respiratório. No entanto, constitui também um sintoma de alerta de uma grande variedade de patologias de menor gravidade, como a Constipação, mas também de patologias de maior gravidade, como por exemplo, a Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Pneumonia e Tabagismo.

No caso de uma pessoa ter tosse repetitiva durante vários dias, é fundamental consultar um médico para obter uma avaliação e um tratamento adequado, face às Causas da Tosse e ao Tipo de Tosse identificado.

Principais fontes consultadas:

1. Sociedade Portuguesa de Pneumonologia: www.sppneumologia.pt

2. OLIVEIRA, Julie; CORDEIRO, Carlos Robalo; ABC da Tosse, Sapo Lifestyle/ Sociedade Portuguesa de Pneumonologia. Disponível em: www.lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/abc-da-tosse. Acedido em dezembro de 2014.