A Tosse Alérgica na Primavera2017-12-15T01:18:18+00:00

A tosse alérgica é um tipo de Tosse Seca e Irritativa, causada por uma alergia. A alergia pode ser desencadeada por inúmeros agentes alergénios como o pelo de animais (cão, gato), ácaros do pó da casa ou o pólen de flores, ervas, árvores e arbustos. Este tipo de tosse é muito comum na primavera e pode estar associada a outras patologias respiratórias, como a rinite alérgica, a conjuntivite, a asma ou a sinusite.

 

Os principais sintomas da tosse alérgica são: tosse; comichão e irritação na garganta; garganta inflamada; corrimento e congestão nasal; olhos vermelhos, inchados e lacrimejantes; cansaço generalizado; falta de ar e constantes espirros.

Se tem tendência para ter tosse alérgica, previna! Aproveite a mudança de estação para realizar uma limpeza geral e profunda em sua casa; beber diariamente cerca de 2 litros de água para manter a hidratação de todo o organismo e fazer exercício físico para melhorar a resistência e fortalecer o sistema imunitário.

Principais fontes consultadas:

  1. Fundação Portuguesa do Pulmão
  2. Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC)
  3. Association, A. P.; OCT Advisor – Self-care of Fever, Cough, Cold and Allergy. Monograph 5. 2010. Disponível em ficheiro PDF: http://login.cemedicus.com/cecity/components/util/pdf/docs/pdf/15192_print.pdf. Acedido em fevereiro de 2015.