O porquê da comida nos aviões não ter sabor

Se vai viajar ou se alguma vez reclamou pela falta de sabor da comida durante um voo, fique descansado que não foi o único. Após anos de reclamações as companhias aéreas, preocupadas com a insatisfação generalizada dos seus passageiros, resolveram tentar perceber o que de facto afeta o sabor dos alimentos a grandes altitudes.

 

A altitude e o sabor dos alimentos

 

O problema prende-se essencialmente com a alienação dos sentidos, provocada pelas condições que existem dentro da cabine dos aviões. E a grandes altitudes, o olfato e o paladar são as primeiras baixas.

 

Olfato

O cheiro é afetado porque nós precisamos de muco nasal para cheirar, mas devido ao ar existente na cabine os nossos recetores não funcionam como deviam, tornando a comida menos apetitosa.

 

Paladar

Os problemas surgem a partir de uma altitude de 30.000 pés (9.100 metros). A combinação entre a falta de humidade e a baixa pressão atmosférica reduzem a sensibilidade das papilas gustativas ao doce e ao salgado, em cerca de 30%.

 

Audição

Os ouvidos também afetam o sabor da comida – uma pessoa que coma com um barulho de fundo muito elevado, como num avião, tende a achar a comida menos salgada e doce, do que outra que coma em silêncio.

 

Preparação da comida

A forma morosa (7/8 horas) e cuidadosa como a comida é feita e o seu obrigatório processo de arrefecimento (para evitar contaminação), também afetam o sabor.

 

 

As boas notícias

Durante um vôo, a sensibilidade ao azedo e amargo fica praticamente intacta e o umami, considerado o quinto sabor, é mesmo exponenciado.

Umami, significa ”gosto saboroso e agradável” e está presente em comidas como as sardinhas, cogumelos, tomate e molho de soja. Esta é uma das razões que leva as pessoas a pedir sumo de tomate a bordo, quando em terra não o fazem.

Da próxima vez que viajar não estranhe se, durante a refeição, lhe servirem receitas ricas em umami, ou se lhe disponibilizarem uns headphones com bandas sonoras.

 

Fonte:

http://observador.pt/2015/03/12/comida-nao-sabor-nos-avioes/

 

2017-12-06T17:33:44+00:00Por |Notícias|