Evitar gripes e constipações de Verão2017-12-15T01:21:11+00:00

Embora sejam mais frequentes no Outono e no Inverno, também no Verão muitas pessoas se queixam com sintomas de constipações e gripes.

Para já, é fundamental não confundir e saber diferenciar a constipação da gripe:

– A constipação é uma infeção mais simples que a gripe, afetando sobretudo o nariz e a garganta. Apesar de causar mal-estar, não adquire proporções graves.

– Por sua vez, a gripe é uma infeção respiratória mais grave e preocupante, altamente contagiosa e com elevado índice de disseminação. Causada pelo vírus influenza, os sintomas mais frequentes são: febre alta, suores, dores musculares, mal-estar, nariz obstruído e tosse.

Durante o período de Verão, são frequentes as idas à piscina e à praia, os abusos do sol e do ar-condicionado. Rapidamente passamos de ambientes quentes para ambientes frios, provocando baixas defesas do nosso organismo e favorecendo as infeções e viroses. O ar condicionado é a maior ameaça nesta altura do ano, uma vez que seca a mucosa protetora do nariz, deixando-a mais vulnerável à infeção.

Quando tudo serve de fuga às altas temperaturas, sobretudo com as recentes “ondas de calor” que provocam uma súbita mudança de temperaturas é fundamental que se proteja. Evite os grandes diferenciais de temperaturas, mantenha as vias respiratória limpas e hidratadas e evite excessos.

 

Principais fontes consultadas:

1. Médicos de Portugal: http://medicosdeportugal.sapo.pt/utentes/prevencao/ar_condicionado_e_mudancas_bruscas_de_temperatura_no_verao_evite_a_constipacao_e_gripe Acedido em julho de 2015.

2. http://www.gripenet.pt/pt/sobre-gripe/perguntas-frequentes-gripe/. Acedido em julho de 2015.