Bromexina Tussilene®2018-10-11T19:25:29+00:00

bromexina-logo

O expetorante para toda a família.

Bromexina Tussilene® é um medicamento em xarope, pertencente à Gama Tussilene® dos Laboratórios Azevedos, um dos mais sólidos grupos farmacêuticos nacionais, com mais de dois séculos ao serviço da medicina.

É eficaz no tratamento da Tosse com Expetoração, acompanhada de sensação de peso, congestão no peito e crepitação, especialmente ao respirar ou ao tossir.

Isento de açúcar, este medicamento é especialmente indicado para toda a família.

Benefícios:

Alivia e reduz a sensação de peso e/ou congestão no peito;
Reduz a crepitação, especialmente quando respira ou tosse;
Facilita a expetoração;
Diminui a irritação da garganta;
É indicado para toda a família;
É isento de açúcar.

bromexina2

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Bromexina Tussilene xarope está indicado como adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infecções respiratórias em presença de hipersecreção brônquica.
Bromexina Tussilene reduz a viscosidade das secreções brônquicas, tornando o muco mais fluido. Bromexina Tussilene tem um efeito estimulador sobre a mucosa brônquica para produzir secreções brônquicas mais fluidas.

Além disso, fica facilitada a drenagem do material tensioactivo dos alvéolos pulmonares e dos brônquios. Juntamente com a activação do epitélio ciliar da mucosa brônquica, estes mecanismos mantêm e melhoram a capacidade de autopurificação das vias aéreas. Facilita e acelera a evacuação do muco dos alvéolos pulmonares com a sua acção fluidificante e expectorante.

Grupo farmacoterapêutico: 5.2.2. Expectorantes.
– se tem alergia (hipersensibilidade) à bromexina ou a qualquer outro componente de Bromexina Tussilene (indicados na secção 6);
– se sofre de úlcera gastroduodenal;
– se sofre de doenças hereditárias raras em que haja incompatibilidade com um dos excipientes deste medicamento;
Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Bromexina Tussilene.
Se tem tendência para sofrer de problemas gástricos, se sofre de doença hepática ou de insuficiência renal ou se tem asma, não tome Bromexina Tussilene sem consultar previamente o seu médico;

Se notar alterações na pele ou nas mucosas durante o tratamento com Bromexina Tussilene, contacte imediatamente o seu médico e, como precaução, suspenda a toma deste medicamento.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.
Não associe Bromexina Tussilene com medicamentos antitússicos nem com secantes de secreções, pois possuem um efeito contrário ao pretendido.
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Se está grávida ou a amamentar não deve tomar Bromexina Tussilene.
Apesar de não haver evidência de que a bromexina provoque efeitos nocivos no feto, deve adoptar as precauções habituais no que se refere ao uso de medicamentos durante a gravidez,
especialmente durante o primeiro trimestre. A bromexina é excretada no leite materno. Apesar de não serem esperados efeitos indesejáveis nos lactentes, não deve tomar Bromexina Tussilene se estiver a amamentar.
Não é esperado que a toma de Bromexina Tussilene afecte a
capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.
Bromexina Tussilene contém Sorbitol. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento. Bromexina Tussilene contém 3% vol de etanol (álcool), ou seja, 237 mg por dose para adultos, equivalente a 6,0 ml de cerveja ou 2,5 ml de vinho. Perigoso para quem sofra de alcoolismo. Deve-se ter em atenção grávidas ou mulheres em amamentação, crianças e grupos de alto risco como doentes com doença hepática ou epilepsia.
Bromexina Tussilene contém propilenoglicol, pode causar sintomas semelhantes aos causados pelo álcool. Bromexina Tussilene contém para-hidroxibenzoato de propilo e para-hidroxibenzoato de metilo. Pode causar reacções alérgicas (possivelmente retardadas).

Adultos e crianças com mais de 12 anos: 10 ml, 3 vezes ao dia.
No inicío do tratamento, poderá ser necessário aumentar a dose diária total, até um máximo de 48 mg, nos adultos.
Crianças dos 6 aos 12 anos:
5 ml, 3 vezes ao dia
Crianças dos 2 aos 6 anos:
2,5 ml, 3 vezes ao dia
Crianças com menos de 2 anos:
1,25 ml, 3 vezes ao dia (5 ml = 1 colher de chá)
O xarope é isento de açúcar e por isso adequado para diabéticos e
crianças pequenas. Bromexina Tussilene provoca uma
diminuição da viscosidade do muco e o aumento da remoção do
mesmo, sendo esperado um aumento da expectoração e da
tosse, durante o tratamento com Bromexina Tussilene.
Não são conhecidos casos de sobredosagem com Bromexina Tussilene. No entanto, caso acidentalmente tome mais Bromexina Tussilene do que o recomendado e venha a sofrer de alguns efeitos adversos, consulte imediatamente o seu médico.
Pode ser necessário fazer tratamento para aliviar os sintomas da sobredosagem.
Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se
esqueceu de tomar. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Como todos os medicamentos, Bromexina Tussilene pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Bromexina Tussilene é geralmente bem tolerado. No entanto, embora pouco frequentemente, podem ocorrer: náuseas, vómitos, diarreia e dor na parte superior do abdómen. Mais raramente podem ainda ocorrer: reacções anafilácticas, incluindo choque anafiláctico, angioedema, broncospasmo, eritema cutâneo, urticária, prurido e outro tipo de hipersensibilidade.
Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente através de:
INFARMED, I.P.
Direção de Gestão do Risco de Medicamentos
Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53
1749-004 Lisboa
Tel: +351 21 798 71 40
Fax: + 351 21 798 73 97
Sítio da internet:
http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage
E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

Manter o frasco bem fechado.
O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.
Manter este medicamento fora do alcance e da vista das crianças.
Não utilize Bromexina Tussilene após o prazo de validade impresso na embalagem ou no recipiente. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Após abertura do frasco, Bromexina Tussilene poderá ser usado até um máximo de 30 dias.
Não utilize o xarope se este se tornar turvo.
Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico.

Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos de que já não necessita.

Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

Qual a composição de Bromexina Tussilene:
A substância activa é cloridrato de bromexina (0,8 mg/ml). Os outros componentes são propilenoglicol, sacarina sódica, sorbitol líquido anidrizado, etanol 96% (álcool), aroma de tangerina, para-hidroxibenzoato de propilo, para-hidroxibenzoato de metilo e água purificada.
Qual o aspecto de Bromexina Tussilene e conteúdo da embalagem:
Bromexina Tussilene é um líquido límpido, incolor a ligeiramente amarelado, com sabor adocicado e odor a tangerina. Bromexina Tussilene, é apresentado em frascos de vidro âmbar, contendo 100, 150 ou 200 ml de xarope, vedado com tampa Astra.
Laboratórios Azevedos – Indústria Farmacêutica, S.A.
Estrada Nacional 117-2, Alfragide
2614-503 Amadora
Portugal
Sofarimex – Indústria Química e Farmacêutica, S. A.
Avenida das Indústrias
Alto de Colaride, Agualva
2735-213 Cacém
Portugal