7 Dicas para Prevenir as Constipações2017-12-06T17:47:17+00:00

7 Dicas para Prevenir as Constipações

Com a chegada do inverno e dos dias mais frios e chuvosos, o risco de “apanharmos” uma constipação aumenta. Esteja atento aos sintomas da constipação, fortaleça o seu sistema imunitário e minimize a possibilidade de contágio com estas 7 dicas:

1. Proteja-se do frio, da chuva e do vento, com vestuário quente apropriado: gabardine, cachecol, luvas, gorro, galochas ou botas impermeáveis à chuva são essenciais. E ande sempre prevenido com um chapéu-de-chuva!

2. Evite mudanças drásticas de temperatura e de humidade.

3. Adote uma alimentação saudável, leve e equilibrada, com prioridade para os alimentos frescos, especialmente frutas e vegetais.

4. Beba diariamente 2 litros de água, chás e sumos de frutas ricos em vitamina C, como laranja, limão, kiwi, morango, melão, pêra, abacaxi.

5. Pratique exercício físico com regularidade, com foco na atividade cardiovascular.

6. Mantenha uma boa higiene: lave as mãos frequentemente, espirre ou tussa para a prega do cotovelo, deite os lenços de papel no lixo depois de os utilizar e evite o contacto com pessoas doentes.

7. Durma! Uma rotina diária de 8 a 10 horas  de sono proporciona o descanso necessário para o seu corpo se reestabelecer e recuperar a vitalidade.

Principais fontes consultadas:

1. Direção-Geral da Saúde: http://www.dgs.pt

2. BAPTISTA, Madalena Alçada; SANTOS, Isabel; Gripes e Constipações, Sapo Lifestyle/ Sociedade Portuguesa de Pneumonologia. Disponível em: http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/gripes-e-constipacoes-2?r=saude.sapo.pt. Acedido em janeiro de 2015.