5 Passos para Cuidar da Voz2017-12-17T22:25:31+00:00

5 Passos para Cuidar da Voz

A nossa voz merece todos os cuidados, uma vez que é o nosso primeiro e principal meio de comunicação. Na maior parte das vezes, só quando ficamos roucos ou até mesmo afónicos, é que reconhecemos a falta que a voz nos faz.

  1. Adote um estilo de vida saudável para manter a saúde de todo o organismo – alimentação equilibrada, prática regular de exercício físico, dormir 8 a 10 horas por noite, em média.
  2. Beba diariamente cerca de 2 litros água, à temperatura natural, para manter a hidratação que as cordas vocais necessitam. Evite bebidas alcoólicas, bebidas com cafeína, bebidas gaseificadas em excesso, assim como, bebidas muito frias ou muito quentes.
  3. Modere o uso da voz: evite falar ou cantar muito alto e gritar, uma vez que estas situações representam um esforço e um stress para as cordas vocais.
  4. Não fume e evite frequentar ambientes com poluição, com fumo e com ar condicionado.
  5. Faça uma gestão das situações de stress e ansiedade no seu dia-a-dia: o cansaço e a tensão muscular prolongada influenciam negativamente a saúde e a qualidade da voz.

 

Esteja atento à sua voz e às alterações que possam ocorrer, como por exempo, tosse prolongada, rouquidão frequente, mudanças no timbre da voz. A identificação dos possíveis sinais de alarme é essencial para que seja realizado um diagnóstico precoce e prevenir doenças mais graves.

 

Principais fontes consultadas:

  1. World Voice Day: http://world-voice-day.org
  2. Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial: https://www.sporl.pt