2 novas respostas para deixar de fumar e tossir

O tabaco, a tosse crónica e os números

O tabagismo é uma das causas da tosse crónica (persistente, com duração superior a 8 semanas). Infelizmente as consequências de fumar vão muito para além dessa tosse.

Segundo Vytenis Andriukaitis, comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar, “aproximadamente 700 mil pessoas morrem todos os anos na Europa por causas relacionadas com o tabaco. Morrem mais pessoas através dos cigarros do que através de acidentes rodoviários, crimes ou consumo de drogas – todos juntos”.  Se contabilizarmos as mortes a nível mundial, os números são bem mais assustadores: cerca de 4,9 milhões de vítimas por ano.

 

Novas respostas para deixar de fumar e tossir

  1. Criação da rede de referenciação para consultas antitabágicas

Segundo informação publicada este agosto em Diário da República, procurar ajuda e acompanhamento médico para deixar de fumar vai passar a ser mais fácil. Os hospitais e centros de saúde têm dois anos para implantar uma rede de consultas antitabágicas :

  • Consultas em maior número e mais próximas das pessoas;
  • Mais médicos disponíveis para o atendimento de fumadores;
  • Rede de ligação entre os diferentes serviços;
  • Consultas em horário pós-laboral;
  • Equipas móveis para chegar aos locais mais isolados.

A implementação da rede está dividida por duas fases – finais de 2016 e 2017 – e cabe às administrações regionais de saúde agilizar o processo.

 

  1. Lançamento do iCoach, o “treinador” digital para deixar de fumar

Este ano ficou disponível através da internet e em versão app para Apple e Android – nas 23 Línguas dos 28 países da União Europeia – o iCoach, um “treinador” que ajuda a deixar de fumar. Mais de 30 por cento das pessoas que já o utilizaram, deixaram de fumar. É gratuito e de fácil acesso.

O iCoach apresenta desafios que permitem aos utilizadores estabelecerem um conjunto de pequenas metas que, quando atingidas, os encoraja a estabelecer outras, que os ajudam a ganhar controlo sobre o seu vício.

“Focar diretamente no objetivo final para alguém que mal pensa em deixar de fumar pode ser algo insuperável,” explica Steven De Peuter do BrandNewHealth, a entidade parceira que desenvolveu a plataforma iCoach.

Mais informações aqui: http://www.exsmokers.eu/pt-pt/icoach.html

 

Fontes:

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4727316

http://www.sppneumologia.pt/patologias-respiratorias

http://www.justnews.pt/noticias/comissao-europeia-reforca-campanha-antitabaco/#.VdcV1vlVikr

https://www.tussilene.pt/tosse/causas-da-tosse/

 

2017-12-06T17:33:44+00:00Por |Notícias|